Mudança de Óleo e Filtro

 24-09-2021

Antes de decidir que lubrificante usar no motor do veículo que conduz, precisa de saber que nem todos se adequam. Conheça as opções e as indicações que deve ter em conta no processo de escolha.

A maior parte dos condutores, ao fazer a manutenção do seu veículo, delega nas oficinas a responsabilidade de escolher peças e produtos. É mais simples, rápido e seguro. No entanto, devemos ter presente uma ideia: por mais fiáveis que sejam os peritos a que recorremos, ninguém zela melhor pelo nosso carro do que nós próprios.

A escolha do lubrificante é um dos casos mais paradigmáticos do desinteresse, comum a diversos automobilistas, por assuntos relacionados com a manutenção automóvel. Nem todos querem participar na seleção do produto mais adequado ao seu veículo, nem mesmo compreender a razão da opção tomada pelo profissional da oficina. Contudo, nunca é demais aprofundar o assunto e perceber qual o melhor óleo para o motor.

Com efeito, a escolha do lubrificante ideal é uma das decisões mais importantes para a saúde do automóvel. Atente às suas funções vitais e perceba o que está em causa:

1 – Reduz o atrito entre as peças e o consequente desgaste, graças à lubrificação dos elementos metálicos móveis do motor;

2 – Limpa o motor, retendo as partículas resultantes do processo de combustão;

3 – Refrigera o motor, pois o seu fluido evita a fricção entre peças e o consequente aquecimento.

Índice de viscosidade

De forma a ganhar alguma autonomia e conhecimento na área, por que não assimilar algumas ideias básicas? Desde logo, que a temperatura ambiente tem influência no comportamento do lubrificante, pois provoca a variação da viscosidade e, com ela, a capacidade de o óleo executar a sua função – quanto mais quente, menos viscoso se torna o líquido e, assim, mais depressa desliza entre os elementos móveis.

Existe um índice de viscosidade que mede a capacidade para o lubrificante correr por entre as peças. Podemos agrupá-lo em três categorias, segundo a Society of Automotive Engineers (SAE):

1 – Óleos de verão. São os SAE 20, 30, 40, 50 e 60. Quanto mais alto o número, maior a viscosidade. Protegem o motor com eficácia perante temperaturas elevadas, pois são menos permeáveis ao aquecimento exterior.

2 –Óleos de inverno. São os SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W e 25W. Indicados para o tempo frio, pois estão preparados para manter a fluidez (não ficam espessos) e garantir uma lubrificação rápida e eficaz.

3 – Óleos multigraduados. Conjugam as características dos óleos de verão e de inverno. Apresentam-se com um número, seguido do W (winter-inverno) e de outro número (por exemplo, SAE 20W-40). O primeiro refere-se à viscosidade a baixas temperaturas (fino) e o segundo a altas (espesso).

Os óleos multigraduados são os mais usados, pois podem ser utilizados em todas as estações. Contudo, há óleos indicados para motores a gasolina (S) e para motores a diesel (C), de acordo com a classificação da American Petroleum Institute (API). As letras à direita indicam a qualidade do serviço: quanto mais distante do A, melhor é o desempenho.

Siga as indicações do fabricante

Uma das recomendações mais importantes no processo de escolha do lubrificante tem a ver com a consulta do manual do veículo. É imprescindível que perceba quais são as indicações do fabricante para o seu motor, pois variam de carro para carro. Ignorar os conselhos do fabricante significa pôr em risco os seus componentes, reduzir a sua vida útil e aumentar os consumos de combustível.

Lembre-se sempre de verificar o óleo com regularidade, recorrendo à vareta. É importante, ainda, que não deixe passar o prazo definido para a necessária mudança (5000 km para minerais, 10000 km para semissintéticos e 20000 km para sintéticos). Sempre que necessitar de apoio, pode recorrer a uma das oficinas da Euromaster, onde terá um atendimento personalizado.