Não é um mito: o ar condicionado dos carros gasta gasolina e gasóleo

 24-09-2021

O Ar Condicionado gasta combustível?

O ar condicionado gasta mais combustível até cerca de 20%. Compreenda a razão e conheça algumas dicas para travar essa subida

Conduzir sob calor intenso pode tornar-se uma experiência desagradável para todos os ocupantes do veículo. Que o digam as pessoas que se deslocam em carros fabricados antes da entrada do novo milénio, quando o ar condicionado auto ainda não era tão vulgar. Atualmente, é um elemento comum e quase imprescindível num automóvel.

Numa perspetiva de conforto e segurança, o facto de os veículos saírem de fábrica já com esse componente é uma vantagem gigante. Poder controlar a temperatura no interior do habitáculo é uma das diversas mais-valias deste acessório. Confira-as:

- Garante uma melhor qualidade do ar interior, evitando a entrada de impurezas.

- Permite aos ocupantes regular a temperatura e obter um ambiente agradável.

- Oferece uma condução mais segura e cómoda, evitando a sonolência e a fadiga

- Contribui para uma melhor visibilidade, ao desembaciar eficazmente os vidros.

- Reduz os odores no interior do veículo.

Ar condicionado gasta mais combustível

A desvantagem associada a este componente prende-se com custos. Referimo-nos às despesas de manutenção, mas, sobretudo, ao impacto no gasto de combustível. Sim, porque não é um mito: o ar condicionado dos carros consome gasolina e gasóleo.

É complexo precisar o aumento do consumo que o uso do ar condicionado provoca, pois são demasiadas as variáveis que entram na ponderação. Contudo, estima-se que esse efeito oscile entre os 10% e os 20%, atendendo à forma como o aparelho é utilizado e ao tipo de condução – na autoestrada, o gasto é inferior ao do ambiente urbano.

Mesmo não havendo certezas quanto ao valor exato do impacto, importa reter que esse custo é uma realidade. E tem a sua lógica: ligar o ar condicionado ativa um compressor que vai exigir uma energia extra ao motor e, por consequência, este vai necessitar de mais sustento (combustível) para cumprir a sua missão. De igual modo, poderá vir a notar-se uma ligeira perda de potência nas motorizações mais baixas.

Mas engane-se quem julga que pode poupar no combustível se substituir o ar condicionado pelas janelas abertas. Ao contrário do que se possa pensar, conduzir com os vidros em baixo afeta a aerodinâmica do veículo, nomeadamente a velocidades superiores a 70/80 km/h, pois o atrito causado pelo ar sobe, exigindo um esforço maior do motor e, por isso, uma subida do consumo.

Dicas para poupar combustível

Ponderando todos os fatores, pode concluir-se, por um lado, que o ar condicionado de um automóvel continua a ser essencial para o bem-estar dos ocupantes e, por isso, de quase inevitável utilização em determinados momentos. Por outro, que o aumento do consumo de combustível, e dos inerentes custos, pode ser reduzido. Veja algumas dicas:

Modere o uso. Evite uma utilização desproporcionada do aparelho. Ligue-o apenas em caso de necessidade e nunca como ventilador.

Feche as janelas. Mantenha os vidros bem fechados quando circula com o ar condicionado ligado nas vias rápidas. Na cidade, é preferível a janela aberta (se for aceitável) e o aparelho desligado.

Não ligue de imediato. Num dia quente, deixe o ar circular durante pelas portas ou janelas uns minutos antes de pressionar o botão do ar condicionado. Vai permitir que o ar quente acumulado seja libertado.

Faça a recirculação de ar. Ligue o comando de recirculação do ar para repartir o ar fresco pelo interior mais rapidamente. Será gasta menos energia, pois o ar repartido já está no habitáculo.

Faça a manutenção. Faça a revisão de todos os componentes associados ao aparelho, garantindo a sua eficácia.

Visite a Euromaster

Nas oficinas da Euromaster, há profissionais qualificados para o aconselharem. Visite uma oficina Euromaster e solicite uma inspeção. E para a sua comodidade faça também um agendamento online:

FAÇA O SEU AGENDAMENTO