As revisões periódicas para verificação do sistema não devem ser ignoradas

As revisões periódicas para verificação do sistema não devem ser ignoradas

AR CONDICIONADO

O sistema de ar condicionado do carro é um elemento quase indispensável nos dias de hoje. Basta observar que, desde há alguns anos, os fabricantes automóveis de todo o mundo o incluem em praticamente todos os modelos que constroem e comercializam. É um dispositivo de grande utilidade para condutores e ocupantes de um veículo - em especial, nas estações do verão e inverno -, que requer alguns cuidados de manutenção.

Quais as vantagens?

São vários os benefícios diretos do uso do sistema de ar condicionado no automóvel. Os mais importantes estão relacionados com os aspetos do conforto, saúde e segurança:

- Controlo da temperatura ambiente no interior do habitáculo;

- Obtenção de condições propícias a uma condução mais concentrada, evitando a sonolência e a fadiga;

- Usufruto de uma melhor qualidade do ar, ao travar a entrada de impurezas e de odores desagradáveis do exterior;

- Eficácia no desembaciamento dos vidros, garantindo uma melhor visibilidade;

Quando fazer a revisão?

Para que as vantagens do ar condicionado sejam efetivas e se estendam no tempo, é fundamental monitorizar o sistema, de modo a avaliar as condições de todos os componentes envolvidos e proceder, se necessário, à sua reparação ou substituição.

É recomendável fazer uma revisão geral todos os anos. A manutenção do aparelho prevê uma inspeção ao condensador, ao compressor e ao evaporador, bem como a todas as condutas de circulação do gás, elemento fulcral em todo o processo. Além disso, implica a verificação do filtro do habitáculo - que garante um ar interior livre de impurezas-, cuja substituição é aconselhada, geralmente, a cada 15 mil quilómetros.

De dois em dois anos, deverá também recarregar o aparelho. Dada a flexibilidade das tubagens por onde passa e a vibração natural dos automóveis, o gás de refrigeração vai escapando e condicionando, assim, a eficácia do processo de climatização do veículo.

Quais os sinais de alerta?

Cumprir os prazos recomendados para a manutenção do ar condicionado é importante, no sentido de prevenir a ocorrência de anomalias e de evitar falhas no sistema aquando da sua utilização. Porém, há sempre imponderáveis, que podem conduzir a uma ida antecipada à oficina. Fique, por isso, atento aos sinais de alerta:

- Desembaciamento irregular e ineficaz dos vidros;

- Dificuldades no processo de aquecimento ou arrefecimento do ar;

- Consumo desregulado de combustível;

- Problemas respiratórios dos ocupantes decorrentes da utilização do aparelho;

- Odores desagradáveis, sentidos quando o dispositivo é ligado;

Como prevenir falhas?

Todos podemos desempenhar um papel importante na manutenção do ar condicionado do carro. Basta, para tal, assumirmos alguns comportamentos simples, mas vantajosos para o correto funcionamento do sistema:

- Ligar todas as semanas. A utilização regular do ar condicionado contribui para o seu funcionamento adequado e evita falhas devido a paragens prolongadas;

- Ventilar antes de ligar. Se o carro esteve muito tempo exposto ao sol, é preferível amenizar a temperatura do habitáculo de forma natural, por breves minutos. Assim, antes de ligar o ar condicionado, abra portas e vidros.

- Desligar o aparelho previamente. Para evitar paragens abruptas do sistema de refrigeração e, assim, prevenir eventuais falhas a médio prazo, é recomendável desligar o aparelho ainda antes de desligar o veículo.

Porquê na Euromaster?

É fundamental fazer a revisão periódica do ar condicionado, tal como o é atribuir a tarefa a profissionais qualificados e de confiança. Encontrará esses atributos nas oficinas da Euromaster, bem como uma disponibilidade e uma prestabilidade ímpares no mercado.

O serviço de manutenção prevê a verificação do sistema e do filtro do habitáculo, além da realização de um tratamento bacteriológico. Tudo pelo seu conforto, saúde e segurança.