Pneus desportivos para o seu automóvel. Características, vantagens e desvantagens

 24-09-2021

Os pneus de alta performance têm algumas especificidades. São visualmente diferentes e oferecem algumas vantagens relativamente aos tradicionais. Conheça também os contras

O tempo em que os pneus desportivos eram concebidos para uso exclusivo em pistas já lá vai. Fruto do investimento das principais marcas na investigação, na inovação e nas novas tecnologias, mas também em resposta às refinadas exigências e desejos dos consumidores, o mercado expandiu-se fortemente, ao ponto de, hoje, existir um vasto leque de opções para quem pretende instalar pneus de alta performance no seu carro.

Há dois aspetos principais que tendem a influenciar o interesse por este tipo de pneus: velocidade e aparência. No primeiro caso, justifica-se pelo facto de os condutores pretenderem, cada vez mais, atingir maiores velocidades com total segurança. Já o segundo ganha consistência na tendência generalizada em dar ao carro um ar desportivo, acrescentando-lhe um design mais atrativo e arrojado.

Características

Vejamos as principais características físicas dos pneus de alta performance (HP - High Performance), parte integrante das rodas de carros desportivos:

1 – Baixo perfil. A parede lateral, que separa a jante do pavimento, é inferior à dos pneus tradicionais. O baixo perfil é visualmente percetível e também se deduz das marcações no flanco: a variável contabilizada na relação com a largura tende a baixar.

2 – Mais largos. A distância entre as paredes laterais interior e exterior é maior. Esse aspeto reflete-se, também, nas marcações e na aparência do pneu. Explica-se pela necessidade de uma maior estabilidade para garantir velocidades elevadas.

3 – Mais macios. Para evitar vibrações indesejáveis a altas velocidades, são mais macios e contêm menos sulcos (são direcionais) na banda de rodagem. Incluem, ainda, cintas reforçadas para uma maior estabilidade perante condições extremas.

4 – Jante maior. Devido à conjugação das características anteriores, o diâmetro interior do pneu poderá ter de ser maior. A altura da jante está expressa em polegadas.

Vantagens e desvantagens

Os pneus desportivos não podem ser aplicados em qualquer carro. Há impedimentos estruturais e legais que o determinam. No entanto, para aqueles que têm essa possibilidade de escolha, torna-se importante perceber o que podem ganhar e perder com a sua compra. Apresentamos três vantagens e outras tantas desvantagens dos pneus de alta performance:

Vantagens

• Maior aderência. A largura e a suavidade favorecem a aderência ao solo, garantindo uma condução mais segura e estável.

• Melhores nas curvas. O baixo perfil permite reduzir a inclinação da carroçaria nas curvas, garantindo um comportamento mais seguro.

• Eficácia nas travagens. A distância de travagem é menor, seja em piso seco ou molhado. O condutor ganha tempo de reação.

Desvantagens

• Menos conforto. O ruído, inerente ao contacto com o solo, é mais audível a altas velocidades e a capacidade de amortecimento (suspensão) é inferior.

• Risco de aquaplanagem. Deriva apenas do aumento da superfície em contacto com o pavimento, pois estes pneus têm um bom desempenho em piso molhado.

• Mais caros. O material utilizado encarece os pneus de alta performance. Além disso, devido ao aumento da resistência ao rolamento, desgastam-se mais depressa.

Os interessados em adquirir pneus desportivos têm uma grande diversidade de opções no mercado, pois são várias as empresas que apostam neste segmento. Consulte as diferentes opções que lhe oferecemos no nosso catálogo. Se tiver alguma dúvida, contacte-nos ou visite-nos.