Quando mudar a correia de distribuição?

 24-09-2021

Quando trocar a correia de distribuição?

Uma correia de distribuição partida é uma das avarias mais comuns nos automóveis, e também uma das mais caras. O problema é que esta simples peça pode matar o motor de um carro, uma vez que a sua principal função é a sincronização do movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento de rotação da cambota (pistons), para além de acionar a bomba de água.

Nalgumas ocasiões, a correia parte-se sem praticamente nenhum sinal de avaria, mas na maioria dos casos este problema pode ser evitado mantendo-se atento a qualquer ruído ou comportamento anormal do carro e sabendo quando mudar a correia de distribuição.

Sintomas de troca da correia de distribuição

Se está a pensar quando deve substituir a correia de distribuição, deve saber que a resposta pode ser encontrada no livro de serviço do seu carro. Todos os fabricantes recomendam uma quilometragem máxima a partir da qual a correia de distribuição deve ser substituída. Em alguns modelos é de 60.000 quilómetros, noutros pode ser de 150.000 quilómetros.

No entanto, estes valores são meramente indicativos, tendo em conta as condições normais de condução. No entanto, se conduzir em ambiente urbano, é aconselhável reduzir a quilometragem em 20%, uma vez que a correia continuará a funcionar mesmo que o carro esteja parado nos semáforos e nas passadeiras.

Mesmo que não tenha percorrido muitos quilómetros, os fabricantes continuam a recomendar a verificação da correia de distribuição de cinco em cinco anos para detetar cortes, fissuras ou descoloração que indiquem desgaste. De facto, deve saber que a correia é basicamente feita de borracha, borracha e nylon, um material que envelhece e se deteriora. Naturalmente, as condições climáticas também afectam a correia de distribuição, especialmente as temperaturas extremas e a humidade elevada. Nestes casos, é melhor ser cauteloso e verificar o estado da correia de quatro em quatro anos.

Cinco sinais que indicam que você deve trocar a correia de distribuição

  1. Fendas na correia. Se uma inspeção visual revelar fissuras na correia, é altura de substituir a correia. As fissuras podem indicar que a correia é muito antiga, mas também podem aparecer devido a uma tensão ou alinhamento incorreto. De facto, se forem encontradas apenas na parte de trás da correia, podem ser causadas por uma temperatura de funcionamento demasiado elevada.
  2. Ruído da transmissão. Se ouvir um ruído invulgar na transmissão, é provável que a tensão esteja incorrecta. Por vezes, é suficiente ajustar a tensão, mas noutros casos pode ser necessário substituir a correia de distribuição.
  3. O carro vibra. Se notar uma vibração incomum quando o carro está parado com o motor a trabalhar, é provável que a correia esteja em mau estado, pelo que os pistões e as válvulas estão a pagar o preço.
  4. Dificuldade em arrancar. Se o carro demorar mais tempo do que o habitual a arrancar e se ouvir um ruído estranho, é provável que seja devido à correia de distribuição, especialmente se esta tiver vários anos.
  5. Brilho incomum. Quando a correia tem um aspeto demasiado brilhante em algumas áreas, isso deve-se quase sempre a um desalinhamento ou a uma tensão incorrecta. Se o brilho for visível nas extremidades, é necessário verificar o alinhamento, mas se for visível nos dentes, é provável que a tensão seja demasiado elevada ou que a engrenagem não seja adequada.

Quanto custa para trocar a correia de distribuição?

Quando a correia de distribuição é substituída, o preço pode variar entre 300 e 1.000 euros, consoante o tipo de carro e de motor. Em caso de rutura da correia, o preço médio para reparar a avaria ronda normalmente os 1.500 a 2.000 euros, com um pouco de sorte, pois se a correia de distribuição se desajustar e o motor ficar danificado, o custo da reparação será ainda mais elevado, o que acontece normalmente quando a rutura ocorre a velocidades mais elevadas.

Em qualquer caso, quando precisar de mudar a correia de distribuição, dirija-se a uma oficina Euromaster. Se a correia não estiver corretamente montada, o motor não funcionará corretamente e terá uma falha de ignição na gama de rotações do motor. De facto, se faltarem alguns dentes ou se as polias estiverem demasiado soltas, o motor pode sofrer danos graves.

Na Euromaster, podemos verificar o estado da correia e dos componentes que intervêm no seu funcionamento, como os rolos, os tensores e até a bomba de água, porque se algum destes componentes falhar, danificará a correia de distribuição, mesmo que seja nova.