Uma correia de distribuição partida é uma das avarias mais comuns nos automóveis, e também uma das mais caras. O problema é que esta simples peça pode matar o motor de um carro, uma vez que a sua principal função é a sincronização do movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento de rotação da cambota (pistons), para além de acionar a bomba de água.
Nalgumas ocasiões, a correia parte-se sem praticamente nenhum sinal de avaria, mas na maioria dos casos este problema pode ser evitado mantendo-se atento a qualquer ruído ou comportamento anormal do carro e sabendo quando mudar a correia de distribuição.
Se está a pensar quando deve substituir a correia de distribuição, deve saber que a resposta pode ser encontrada no livro de serviço do seu carro. Todos os fabricantes recomendam uma quilometragem máxima a partir da qual a correia de distribuição deve ser substituída. Em alguns modelos é de 60.000 quilómetros, noutros pode ser de 150.000 quilómetros.
No entanto, estes valores são meramente indicativos, tendo em conta as condições normais de condução. No entanto, se conduzir em ambiente urbano, é aconselhável reduzir a quilometragem em 20%, uma vez que a correia continuará a funcionar mesmo que o carro esteja parado nos semáforos e nas passadeiras.
Mesmo que não tenha percorrido muitos quilómetros, os fabricantes continuam a recomendar a verificação da correia de distribuição de cinco em cinco anos para detetar cortes, fissuras ou descoloração que indiquem desgaste. De facto, deve saber que a correia é basicamente feita de borracha, borracha e nylon, um material que envelhece e se deteriora. Naturalmente, as condições climáticas também afectam a correia de distribuição, especialmente as temperaturas extremas e a humidade elevada. Nestes casos, é melhor ser cauteloso e verificar o estado da correia de quatro em quatro anos.
Quando a correia de distribuição é substituída, o preço pode variar entre 300 e 1.000 euros, consoante o tipo de carro e de motor. Em caso de rutura da correia, o preço médio para reparar a avaria ronda normalmente os 1.500 a 2.000 euros, com um pouco de sorte, pois se a correia de distribuição se desajustar e o motor ficar danificado, o custo da reparação será ainda mais elevado, o que acontece normalmente quando a rutura ocorre a velocidades mais elevadas.
Em qualquer caso, quando precisar de mudar a correia de distribuição, dirija-se a uma oficina Euromaster. Se a correia não estiver corretamente montada, o motor não funcionará corretamente e terá uma falha de ignição na gama de rotações do motor. De facto, se faltarem alguns dentes ou se as polias estiverem demasiado soltas, o motor pode sofrer danos graves.
Na Euromaster, podemos verificar o estado da correia e dos componentes que intervêm no seu funcionamento, como os rolos, os tensores e até a bomba de água, porque se algum destes componentes falhar, danificará a correia de distribuição, mesmo que seja nova.