Evitar riscos durante a condução noturna

 24-09-2021

 

Anoitece. O sol esconde-se no horizonte e com ele apaga-se a luz natural que ilumina o planeta Terra e as estradas por onde circulamos diariamente. Até ao amanhecer dependeremos da luz artificial, dos candeeiros de estrada e dos faróis dos automóveis, para conduzir de noite. Reduz-se a visibilidade, o que implica uma maior concentração, mas também um maior cansaço. Por isso, apesar de se registarem menos acidentes durante o período noturno, a gravidade dos mesmos é muito superior à dos diurnos, e impõe-se adaptar a condução à menor visibilidade do nosso carro, bem como dos outros.

Para a Euromaster a segurança dos condutores é prioritária, pelo que aconselhamos as seguintes medidas para evitar imprevistos e chegar ao seu destino com toda a segurança: 

 

  • Descanso no asfalto

É sabido que em longos trajetos se recomenda parar cada duas horas para descansar o corpo e os sentidos, tomar um café e relaxar um pouco antes de voltar ao asfalto. No entanto convém ter presente que conduzir durante mais de 12 horas sem dormir é quase tão perigoso como conduzir sob o efeito do álcool. Recordamos que o importante é chegar, por isso não hesite em parar numa estação de gasolina, reclinar o banco e dormir um pouco. Muitos dos acidentes noturnos devem-se ao adormecimento dos condutores ao volante.

 

  • Cansaço 

Evite conduzir se estiver cansado, porque a fadiga adormece os sentidos e a capacidade de reação perante o imprevisto. Na estrada, uma fração de segundo pode ser decisiva para evitar graves lesões, ou mesmo a morte, e a falta de reflexos pode convertê-lo num potencial assassino involuntário.

 

  • Regulação de faróis

A prevenção rodoviária depende também de cada um de nós, por isso é altamente recomendável verificar se todos os faróis do nosso carro funcionam corretamente, se as intensidades são idênticas e se o ângulo dos médios não encandeia os condutores que circulam em sentido contrário ao nosso.

 

  • Velocidade
    Embora existam limites de velocidade afixados nas bermas das estradas por onde circulamos que devem ser respeitados para garantir a segurança, é imperativo adaptá-la às condições de visibilidade, climatéricas, do piso, etc.

 

  • Visibilidade
    Certifique-se de que os faróis e o para-brisas estão limpos. Regule os espelhos retrovisores para evitar reflexos incómodos produzidos pelos faróis de outras viaturas, garantindo a melhor visibilidade da estrada através dos mesmos. Lembre-se que os máximos proporcionam uma visibilidade de cerca de 100 metros, mas que devem ser substituídos pelos médios caso aviste um veículo a uma distância inferior a essa, ou se tiver um veículo à frente que circule pela mesma faixa de rodagem.

 

Além destes conselhos, lembramos também que não deve conduzir sob o efeito do álcool ou de estupefacientes, que caso tome medicamentos deve informar-se sobre possíveis contraindicações antes de sentar-se ao volante. Use sempre os piscas ao mudar de direção, mesmo que circule sozinho na estrada. Assegure-se do bom estado das escovas limpa para-brisas e, em caso de avaria, acenda os intermitentes, vista o colete, coloque o triângulo refletor, mantenha-se fora do automóvel, bem como todos os passageiros, e afaste-se da faixa de rodagem.