Se pretende que o automóvel tenha menos probabilidades de sofrer uma avaria, o melhor a fazer é seguir escrupulosamente os períodos de manutenção sugeridos pelo fabricante. Uma das operações fundamentais, não tanto pelo seu custo monetário, antes pela sua importância, é a substituição do lubrificante do motor. Uma vez que a sua principal função é assegurar que todos os componentes móveis da mecânica do carro se movimentam com a menor fricção possível, logo, é a base para um bom funcionamento do motor. Ora bem, quando chega a altura de proceder a esta operação, provavelmente haverá hesitação na escolha do melhor óleo de motor e o que acontecerá ao carro se trocar de lubrificante ou colocar um óleo com especificações diferentes das indicadas pelo fabricante. É isso que pretendemos explicar a seguir.
Antes de mais, é essencial saber em que altura tem que se mudar o óleo do motor, uma vez que, além do que explicámos antes, o lubrificante também ajuda a dissipar o calor gerado pela combustão. Sem mencionar que também ajuda a manter motor “limpo”, recolhendo todas as impurezas produzidas em resultado de fricção e da carburação. Além disso, também é aconselhável verificar com frequência não só o seu nível como o estado em que se encontra.
Perante isto, se deseja saber qual é o melhor óleo para o motor do carro, a resposta é muito simples: aquele que é recomendado pelo fabricante do automóvel. As marcas e os tipos de óleo recomendados não são coincidência, são o resultado de inúmeros testes e ensaios destinados a garantir a melhor lubrificação do motor para que este tenha um desempenho otimizado. E onde é que se pode saber qual é o tipo de óleo utilizado pelo carro? Normalmente, no manual de instruções do veículo ou, em alguns casos, pode também estar impresso no tampão de enchimento localizado sobre o motor ou até num pequeno adesivo colocado em algum ponto do compartimento do motor.
Se durante o período entre as revisões programadas para o automóvel verificar que o nível de óleo do motor está abaixo do mínimo, deverá acrescer mais lubrificante até atingir a marca localizada na vareta. E é aqui que geralmente acontecem muitos erros, porque os proprietários não escolhem o mais indicado e misturam diferentes tipos de óleo dentro do motor. Portanto, sempre que houver necessidade de realizar esta tarefa, preste atenção e compre apenas o tipo de óleo recomendado pelo fabricante e, se for da mesma marca do que já se encontra no interior do motor, melhor. É que, se não seguir esta recomendação, podem resultar consequências mecânicas fatais, uma vez que as propriedades químicas do lubrificante são alteradas.