Não gastar 80 euros numa mudança de óleo pode originar uma avaria de milhares de euros

Não gastar 80 euros numa mudança de óleo pode originar uma avaria de milhares de euros
Principal diferença entre manutenção e reparação está na poupança. Euromaster identifica pontos-chave na manutenção automóvel em perspetiva para o verão. Investimento pode significar tranquilidade e descanso.
Lisboa, 26 de junho - Para além da segurança rodoviária, a principal diferença entre a manutenção e a reparação de uma avaria reside na economia. A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, identificou alguns pontos-chave da manutenção na perspetiva das férias de verão, para que o investimento dos condutores possa ser na sua tranquilidade. Uma manutenção de 80 euros pode acabar por se transformar numa fatura de 4.000 euros por avaria.
Óleo: É uma das partes mais importantes de qualquer veículo a combustão. Se não for mudado, o óleo vai perdendo gradualmente as suas qualidades até causar problemas graves ao motor ao ponto de avariar. Uma mudança de óleo e de filtro pode custar cerca de 80 euros, mas se o motor avariar devido à falta de manutenção, os danos podem atingir os 4.000 euros se forem utilizadas peças em segunda mão. No caso de um motor novo, o montante pode ascender a pelo menos 8.000 euros.
Correia de distribuição: Um elemento essencial do veículo sendo que, em cerca de 95% dos casos, a sua falha é sinónimo de uma rutura interna do motor e cabeça, ou seja, em numerosas situações a avaria completa do motor. Numa manutenção adequada, o preço da sua substituição varia entre 450 euros e 1.000 euros. Uma falha da correia de distribuição obrigaria a uma grande reparação, com um custo de, pelo menos, 1.500 euros, e em casos extremos obrigaria à substituição completa do motor.
Pastilhas de travão: Se não forem substituídas a tempo, podem provocar um grave problema de segurança e, consequentemente, danificar os discos de travão, causando uma avaria mais dispendiosa. Além disso, se as pastilhas de travão estiverem gastas, o ruído que fazem ao roçar no disco aumenta. Um novo conjunto de pastilhas custa entre 80 euros a 110 euros, mas se os discos estiverem danificados, o valor triplicará para cerca de 300 euros.
Líquido dos travões: O líquido dos travões está frequentemente exposto a grandes variações de temperatura, pelo que é essencial uma boa manutenção. Recomenda-se geralmente a sua substituição a cada dois anos. Ao mesmo tempo, o líquido dos travões lubrifica as peças internas da bomba dos travões e, em alguns casos, o regulador. Se não for feita uma manutenção adequada, para além dos problemas em parar o veículo a tempo, existe o risco de danificar a bomba dos travões. Uma mudança de fluido custa cerca de 45-70 euros, mas se a bomba dos travões estiver danificada, o custo pode ascender a 600 euros.
Pneus e alinhamento da direção: Este processo simples permite ajustar os ângulos de direção de acordo com as especificações do fabricante para garantir a direccionalidade do veículo e um bom comportamento dinâmico. Idealmente, a direção deve ser ajustada uma vez por ano para garantir uma condução segura e a correta e plena utilização dos pneus. Caso contrário, para além de afetar seriamente a segurança, um mau alinhamento da direção encurtará significativamente a vida dos pneus e pode mesmo reduzir a sua vida útil até 90%. O preço de um alinhamento é de cerca de 25-45 euros, mas, consoante o automóvel, um conjunto de dois pneus pode custar entre 200 e 500 euros.
Carregamento do ar condicionado: Um controlo correto da climatização do habitáculo é importante, em especial nos meses quentes. Não é do conhecimento geral que o óleo que lubrifica o compressor do ar condicionado está misturado com o próprio gás do ar condicionado. Este gás, para além de mudar de temperatura quando sujeito a diferentes pressões, tem de lubrificar o compressor. Por isso, os fabricantes recomendam a sua substituição a cada 2-4 anos. Se falarmos do gás R134 um carregamento poderá custar 50-70 euros, mas se esta não for substituída e o compressor avariar, a fatura será de cerca de 450 euros.
Líquido de refrigeração: Este líquido é responsável por absorver o calor no interior do motor e dissipá-las no radiador. Se não for capaz de o fazer, o motor sofrerá grandes danos, desde a queima da junta da cabeça até mesmo ao gripar do motor. Dependendo do modelo do veículo, a substituição do líquido de refrigeração custa entre 50 euros e 70 euros, enquanto uma reparação da cabeça do motor pode custar até cerca de 2.500 euros.