Conduza com segurança com o sistema de travagem em boas condições
Imagen Principal:

O sistema de travagem é uma peça-chave na segurança do veículo. O acompanhamento regular do seu estado e a substituição, na devida altura, dos elementos que o compõem, são essenciais para garantir as condições ideais para uma condução tranquila.
Por que razão são tão importantes?
- #1. Os travões, juntamente com pneus e amortecedores, compõem o triângulo de segurança do veículo. Qualquer falha neste campo comprometerá a condução e aumentará o risco de acidentes.
- #2. São o primeiro elemento chamado a intervir em cenários de emergência na condução. Através da pressão no pedal, é acionado todo o sistema de travagem, que tem a função de agir imediatamente no sentido de imobilizar o veículo.
- #3. A eficácia obtida na paralisação do automóvel é influenciada pelos seus componentes. Quanto mais desgastados estiverem, menos eficazes são perante situações difíceis.
Por que motivo devo mudá-los?
- #1.Só é possível garantir uma resposta imediata e precisa dos travões a solicitações para imobilizar o veículo se todos os componentes estiverem em boas condições.
- #2. O sistema de travagem é composto por vários elementos. Por intervirem mais, discos de travão, pastilhas de travão e calços dos travões são as peças de maior desgaste, pelo que carecem de uma manutenção mais rigorosa.
- #3. Circular com deficiências nos travões poderá originar consequências graves. A manutenção eficaz do sistema é um ato de segurança individual e coletivo. É uma área analisada com rigor pelos centros de inspeção.
Com que frequência devo fazer a mudança?
- #1. Não há prazo de validade para os travões, pois o seu desgaste é influenciado pelo tipo de condução praticada. Em cidade e em contexto desportivo, serão mais afetados, pelo que terá de mudar as pastilhas de travão, discos e/ou calços mais vezes.
- #2. Em condições normais, as pastilhas podem durar cerca de 40.000km (inspeção a cada 10.000km, pois a espessura não deve ser inferior a 2mm), enquanto calços e discos podem resistir 80.000km – os calços devem ser vistos a cada 20.000km e os discos na mudança de pastilhas.
- #3. Além de discos e pastilhas, é importante avaliar o líquido dos travões, que se recomenda substituir a cada dois anos. Tubagens, tambores, alavanca do travão de mão, pedal e bomba também devem ser averiguados.
- #3. Avisos, vibrações, bloqueios ou guinadas no processo de travagem e pressão anormal no pedal (mole ou duro) são sinais de anomalias. Na Euromaster, poderá substituir discos e pastilhas de travão a preços competitivos.
Se acha que os travões do seu veículo precisam de uma revisão, pare num dos nossos centros, onde encontrará especialistas que recomendarão o melhor para o seu veículo e para a sua segurança.