Escovas limpa-para-brisas para o seu veículo

Escovas limpa-para-brisas para o seu veículo

Escovas limpa-para-brisas para o seu veículo

Neumáticos de 4x4 online precios

O que são escovas limpa-para-brisas?

O limpa-para-brisas é um dispositivo mecânico concebido com o objetivo de manter a transparência do para-brisas do veículo e, assim, garantir as condições adequadas de visibilidade na estrada.

Combina duas tecnologias: um motor elétrico com engrenagem redutora integrada e um sistema de transmissão por meio de hastes. O funcionamento sincronizado destes dois componentes irá ter um impacto visível nas escovas - elemento em contacto com o para-brisas -, ao acionar movimentos de vaivém para limpar o vidro.

O sistema tandem (duas escovas a moverem-se no mesmo sentido) é o mais comum, mas o funcionamento angular pode variar em função do fabricante do veículo. Há carros que usam apenas uma escova, outros que usam duas em sentido oposto.

Qual a sua importância?

Elevada. Não é necessário para pôr o automóvel a trabalhar, mas é indispensável para garantir o conforto e a segurança dos ocupantes do mesmo, assim como de todos os intervenientes rodoviários.

As escovas limpa-para-brisas devem assegurar que os vidros permitam a visibilidade necessária na estrada, assumindo maior importância perante condições climatéricas adversas, como a chuva. O seu funcionamento inadequado contribuirá, decisivamente, para a perda de visibilidade, dando origem a dificuldades na condução e ao aumento do risco de acidentes.

Por que razão devemos substituir as escovas?

Porque as condições a que são sujeitas, diariamente, provocam a sua deterioração constante e uma consequente perda de eficácia na limpeza do para-brisas. Não trocá-las cria um fator de insegurança, além de danificar o vidro.

As escovas constituem o elemento mais sensível do sistema do limpa-para-brisas. Por um lado, porque são usadas com frequência, especialmente nos meses mais chuvosos, o que provoca o desgaste da sua superfície de fricção com vidro. Por outro lado, porque estão sujeitas a diversas agressões ambientais durante todo o ano (calor, sol, gelo, neve, pó, frio).

Quando devemos proceder à troca?

Sempre que apresentem sinais de um funcionamento incorreto, que não seja passível de reparação imediata.

Há diversos sintomas associados a anomalias nas escovas, ao alcance de uma observação visual e tátil, que são indicadores de desgaste, sujidade e deformações: lâminas de borracha com cortes ou irregularidades ao longo da sua extensão; limpeza deficiente do vidro (efeito véu, estrias, manchas); vibração e ruídos durante o vaivém; entre outros.

Não obstante, a sua vida útil deve limitar-se a um ano. Os principais fabricantes recomendam que a troca seja realizada anualmente, de preferência após o verão, para que estejam nas condições ideais para enfrentar as chuvas das estações mais frias.

Como prolongar a vida útil das escovas?

É possível aumentar a durabilidade das escovas se fizer uma manutenção básica das mesmas.

Passar regularmente um pano húmido e suave na lâmina de borracha ajudará a remover eventuais partículas de pó e outras sujidades, evitando o contacto desses agentes com o vidro, que também deve ser alvo de limpeza. É aconselhável a utilização de um líquido para o limpa-para-brisas, devendo evitar-se a água corrente (passível de congelar e danificar a bomba) e substâncias com álcool (afetam a borracha da escova).

As escovas não devem ser acionadas se existir gelo ou neve acumulada no para-brisas.

Como aplicá-las?

O sistema de aplicação usado é simples. Desde que saiba o modelo e o tamanho adequados, pode fazê-lo. Regra geral, só terá de levantar a escova, afastar o braço metálico e desengatar as antigas, encaixando, de seguida, as novas.

Se prefere deixar a tarefa para especialistas, recorra a uma oficina da Euromaster. Além de disporem de uma vasta gama de escovas, os nossos centros estão preparados para fazer a substituição na hora, bem como para verificar quais as anomalias com o sistema do limpa-para-brisas.

Se verificar que as escovas do limpa-para-brisas não funcionam corretamente, e entender que deve trocá-las, entre na nossa loja on-line e escolha o modelo adequado ao seu carro. Instale-as num dos nossos centros.