Fatores que influenciam na vida útil dos pneus

 24-09-2021
 

Para esclarecer esta questão com segurança, primeiro temos de esclarecer o que determina a vida útil dos pneus: a sua data de fabrico. O tempo não passa em vão para os pneus. Após algum tempo, o material de que são feitos deixa de ter as mesmas propriedades de quando era novo. Por isso, a capacidade de resposta do pneu torna-se menos previsível, pondo em causa a segurança do veículo e ocupantes.

Por norma, diversos fabricantes consideram que isto acontece após cinco anos de vida. Mas como vai perceber, também depende muito do seu estado de conservação.

Todos os pneus novos vendidos no nosso país têm de mencionar na parte lateral a data de fabrico, expresso através da semana e do ano em que foram construídos. No entanto, eles podem ter sido armazenados sempre de forma adequada (em termos de temperatura, humidade…) durante um longo período de tempo, o que não irá provocar implicações de segurança à sua utilização. Por isso, dizemos que o prazo de validade de um pneu depende, essencialmente, do modo como os mesmos foram conservados.

Vamos agora esclarecer que fatores influenciam a vida útil dos pneus. Com já mencionámos, tudo depende do seu estado de conservação. Se os pneus circularem sempre com a pressão recomendada pelos fabricantes, se não estão sujeitos a temperaturas muito frias ou muito quentes e se não roçaram zonas abrasivas (bordas de passeios, por exemplo, ou buracos na estrada que tenham rasgado ou raspado a borracha do pneu até à tela), em princípio, pode ultrapassar em muito a margem dos cinco anos que é recomendada pelas marcas.
Pelo contrário, se é dos condutores que não se preocupa em vigiar a pressão dos pneus, circula regularmente em mau piso sem nenhum cuidado especial ou roça muitas vezes a parte lateral da roda nos passeios, então, os cinco anos que os fabricantes recomendam até nos parecem muito.
De qualquer modo, em caso de dúvida, não deixe de visitar uma oficina Euromaster mais perto, onde poderá aconselhar-se com os nossos especialistas.