Sabe distinguir os diferentes tipos de jantes?

 24-09-2021

Já sabemos que os pneus são um elemento de segurança fundamental no automóvel, mas sem as jantes seriam apenas pedaços de goma. É por isso que hoje vamos centrar a nossa atenção nos diferentes tipos de jantes disponíveis no mercado e também na série que utiliza-se nos automóveis do nosso país.

Segundo o material usado para fabricar as jantes, podemos distinguir dois tipos principais: jantes fabricadas com chapa de aço e jantes que fazem-se a partir de ligas metálicas como por exemplo alumínio ou magnésio.

Jantes de aço

As jantes de aço são a opção mais acessível e provavelmente a mais popular do mercado, já que dominam completamente o sector de veículos industriais. Esta classe de jantes fabrica-se a partir de uma chapa de aço que dobra-se sobre um cilindro para estabelecer o diâmetro da circunferência desejada. Depois solda-se a união entre os dois extremos e estampa-se as bordas em que apoia-se o pneu. Por ultimo, coloca-se o disco que une firmemente todo o conjunto ao carro. É normal encontrar este tipo de jantes em veículos industrias e em versões mais básicas de todo tipo de carros.

Jantes de alumino

Os avances técnicos e descida de custos de produção facilitaram a popularização de outros tipos de jantes, sobretudo de ligas metálicas de alumínio. Aliás, são mais leves e melhoram o fluxo de ar aos travões do carro, melhorando a segurança já que mantem-se uma temperatura ótima para o seu funcionamento. Isto consegue-se através do material que é mais resistente e permite um desenho mais aberto em comparação com as jantes de chapa.