Seja a conduzir na cidade, onde é suposto andar-se mais devagar, ou quando andamos por estradas secundárias, rodovias ou autoestradas, não devemos descuidar da manutenção dos travões do nosso carro. O último relatório ECEC “Escolhe a qualidade, escolhe a confiança”, destaca que 20% dos carros circulam com os travões em mal estado em Espanha.
O assunto é grave, já que na cidade, por exemplo, caso um semáforo mude repentinamente para o vermelho, ou seja pela passagem de um peão, o risco de atropelamento por este motivo aumenta exponencialmente.
Ter os travões em mal estado na estrada não só põe em risco a nossa vida, como também a vida dos outros condutores que circulam na nossa direção, ou, numa estrada convencional, a quem circula na direção oposta.
Estes dados deram origem à iniciativa ‘Histórias baseadas em fatos reais'. No seu lançamento em outubro, esta iniciativa chama a atenção ao perigo de se descuidar da manutenção dos travões. Num dossiê muito didático é oferecida muita informação para aprendermos sobre este assunto, "o sistema de segurança ativa mais importante do automóvel", que, conforme informa o relatório, é uma "das partes fundamentais do nosso carro".
O dossiê também explica, de maneira geral, os diferentes elementos que compõem os travões e como estes funcionam, e nos relembra, por exemplo, de quando devemos fazer a sua manutenção adequada. Nas oficinas Euromaster, oferecemos este serviço: tanto a mudança de pastilhas, mudança de discos, líquido dos travões, pinça para travões, etc.
Este relatório é agradável mas também muito assustador, já que o estudo revela que os travões em mal estado são a terceira incidência que mais se deteta na Inspeção Periódica Obrigatória.
Lembre-se de que não existe um valor exato para quando realizar a mudança (nas oficinas Euromaster podemos fazer o acompanhamento sobre quando se deveria mudar algum elemento dos travões), mas recomenda-se como regra geral fazer o controlo a cada 20.000 quilómetros. Verifique tanto o desgaste dos discos, como o desgaste das pastilhas de travão e o nível do líquido.
O dossiê também ensina truques e dicas para estimar o estado dos travões, e o momento adequado para levá-los à revisão.
Algumas recomendações gerais para a manutenção dos travões do seu carro: - Verifique o sistema de travões antes de fazer uma viagem longa. - Mude os travões aos pares, ou seja, aqueles que estejam no mesmo eixo. - O líquido dos travões deve ser mudado a cada um a dois anos. - Escolha marcas de confiança, que serão mais duradouras, confiáveis e seguras.
O relatório recomenda recorrer ao serviço de profissionais para realizar todas as tarefas associadas ao sistema de travões. Na Euromaster, garantimos este serviço de manutenção e revisão dos travões com uma excelente qualidade, pois cuidamos do meio ambiente, trabalhando com graxas não contaminantes, o que também é uma das recomendações do relatório.