Pneus

5 curiosidades sobre os pneus do seu carro

Imagen: 
os pneus são responsáveis entre 20% a 30% do consumo de combustível.

Um pneu envolve química, física, engenharia e tecnologia. Tudo isso com o objetivo de garantir melhores performances, mais segurança e mais conforto aos automobilistas durante a condução.

Review Pneus: Michelin Crossclimate e Michelin Energy Saver

Imagen: 
Conheça os Michelin Crossclimate e os Michelin Energy Saver

Os pneus Crossclimate e Energy Saver são duas das principais referências da Michelin nos dias de hoje. Embora com especificações diferentes, partilham o reconhecimento pelos excelentes níveis de comportamento obtidos em testes independentes.

Passos para homologar novas medidas de pneus

Imagen: 
Passos para homologar novas medidas de pneus

A homologação de novas medidas de jantes e pneus para veículos é uma possibilidade prevista na legislação portuguesa. Desta forma, os automobilistas que pretendam dotar o seu carro de rodas com dimensões diferentes podem fazê-lo legalmente, desde que as especificações destas cumpram as regras constantes da lei.

Como funciona o sensor de pressão dos pneus

Imagen: 
sensor de pressão dos pneus

Todos os veículos de passageiros produzidos e registados na União Europeia desde 1 de novembro de 2014 possuem, forçosamente, sistemas de controlo de pressão dos pneus (TPMS – Tire Pressure Monitoring System). Já antes utilizados por algumas marcas, apenas na referida data ganharam caráter vinculativo e transversal a todas as viaturas que transportam pessoas e têm até um máximo de 9 lugares, incluindo o do condutor.

Pneus de turismo vs. pneus 4x4

Imagen: 
Diferenças pneus 4x4

Há vários fatores que diferenciam os pneus disponíveis no mercado, entre os quais as suas dimensões e características, o grau de adaptação a climas específicos e os tipos de uso que suportam. Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre os pneus de turismo e os 4x4.

A importância da distância de segurança na Euromaster

Imagen: 
A importância da distância de segurança na Euromaster

Começamos este post com um tema que na Euromaster não queremos que seja esquecido:
Distância de paragem = distância de reacção + distância de travagem. Mas vamos fraccionar esta soma.

A distância de reacção é o tempo que transcorre desde que se percebe uma situação de emergência em que devamos travar, até que pressionamos o pedal do travão. Esse tempo costuma ser de 3 segundos aproximadamente, mas depende do estado do condutor, dos seus reflexos, do nível de alerta ou do cansaço.

Dicas Euromaster para escolher pneus 4x4

Imagen: 
tipos de pneus 4x4

Existem três categorias principais de pneus 4x4: os pneus de estrada, os de campo ou off-road e os mistos, que se adaptam bem a ambos terrenos. A principal diferença encontra-se na profundidade dos sulcos de borracha dos pneumáticos, segundo a seguinte relação: maiores sulcos, maior robustez e resistência, mais ruído produzido sobre o asfalto.

Dos pneus de inverno melhoram a aderência e a redução da distância de travagem

Imagen: 
Dos pneus de inverno melhoram a aderência

Será que os pneus do meu carro respondem bem em piso molhado? Haverá diferenças significativas entre os pneus de verão, os mais comuns, e os pneus de inverno? Posso aumentar a estabilidade do meu carro em estrada com chuva e diminuir a distância de travagem?

Pneus Run Flat - Vantagens e desvantagens

Imagen: 
Pneus run flat Euromaster

Em caso de um furo, com pneus Run-Flat no terá que interromper a sua viagem, dado que permitem circular entre 50 a 250 quilómetros, dependendo do fabricante, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Durabilidade dos pneus

Imagen: 
Durabilidade dos pneus - Euromaster

Em média, um pneu percorre ao longo da sua vida útil uma distância aproximada de 40.000 quilómetros. Existem outros factores que também podem alterar de forma significativa a durabilidade dos pneus como, por exemplo, uma pressão de enchimento incorreta.

Páginas