Pneus novos na frente ou atrás?

 24-09-2021

Pneus novos na frente ou atrás? A dúvida é frequente entre os condutores e ganha mais força quando as rodas de um eixo estão boas e as outras não. Perante o cenário, a compra de dois pneus é uma decisão lógica. Mas onde colocá-los? Fique a saber qual será o eixo prioritário para a troca.

O ideal, quando se trata de segurança, é trocar os quatro pneus de uma vez só, proporcionando o equilíbrio que o veículo necessita para rodar harmoniosamente. No entanto, nem sempre se justifica a substituição de todos os pneus na mesma ocasião, já que o desgaste não é uniforme. Tudo depende das características do carro e da gestão que o proprietário faz dos pneus.

Adquirir quatro pneus fica caro, pelo que a solução adotada por muitos automobilistas é aproveitar dois do conjunto anterior, desde que a profundidade da superfície não seja inferior a 1,6 milímetros e não haja danos na sua estrutura.

Pneus novos sempre atrás

Os principais fabricantes automóveis e especialistas não têm dúvidas: os pneus novos colocam-se sempre atrás, seja qual for o tipo de tração do veículo. A recomendação tem fundamento em diversos testes em estrada e relaciona-se com dois aspetos cruciais na condução: segurança e performance.

Confira, abaixo, as principais vantagens de colocar os pneus novos no eixo traseiro:

- Superior aderência à estrada;

- Melhor resposta do carro em piso molhado;

- Curvas apertadas e travagens mais seguras;

- Controlo do veículo em situações inesperadas;

- Maior estabilidade geral em circulação.

Mais controlo em piso molhado

A tendência de alguns condutores é colocar os pneus acabados de comprar no eixo dianteiro, aquele que, por estar mais sobrecarregado e em ação durante a circulação, provoca maior desgaste nas rodas. É que é sobre elas que recaem o peso do veículo e a carga de travagem, bem como a tração (na maioria) e a força direcional.

Mas a troca não deve ser direta. Embora se ganhe em firmeza na direção e aderência na dianteira do carro, a verdade é que, pneus novos à frente e mais gastos atrás, diminui a eficácia no controlo do automóvel, sobretudo em piso molhado. Tendo em conta que o eixo que recebe os pneus mais desgastados será sempre o mais prejudicado, pode dizer-se que a instabilidade do carro será menor quando estes são instalados na frente.

Com pneus novos na retaguarda ganha-se margem para dominar o carro perante situações adversas. Por exemplo, caso haja lençóis de água na estrada e surja a necessidade, repentina, de travar a fundo ou fazer uma curva mais apertada, o veículo permanecerá mais estável devido à sua maior aderência atrás. O contrário conduzirá, facilmente, a uma perda de controlo traseira, culminando, muitas vezes, num pião.

Decidir onde colocar pneus novos é escolher entre uma hipotética sobreviragem (desvio do eixo traseiro, fruto do desgaste dos pneus de trás) ou uma subviragem (desvio do eixo dianteiro, fruto do desgaste dos pneus da frente). Neste cenário, terá menor impacto a última opção, pois o condutor terá ainda a hipótese de corrigir a trajetória do carro, o que não ocorrerá se se optar pelo primeiro caso.

Instalar os melhores pneus atrás também conserva o equilíbrio da aderência anterior à mudança. O condutor poderá soltar o pé do acelerador, ou virar, sem influenciar o controlo do carro.

Aconselhe-se na Euromaster

Ainda tem dúvidas? Dirija-se a uma das oficinas Euromaster espalhados pelo país, onde poderá contar com a ajuda de profissionais.