As escovas limpa para-brisas são importantes para garantirem a transparência do para-brisas em dias de chuva. Não ignore os seus sintomas de ineficácia, que indicam o momento certo para a troca
A segurança na estrada depende muito de nós mesmos e é inegociável. Se é verdade que há sempre um risco associado à circulação automóvel que nos é alheio - qualquer que seja a frequência das revisões, nem sempre as peças dão sinais de falhas ou de que vão deixar de funcionar -, também o é que, muitas vezes, ignoramos avisos e adiamos reparações e substituições de peças já em falência. E é neste ponto que urge mudar escovas limpa-vidros.
Entre os diversos componentes e acessórios auto que devemos monitorizar de forma regular, há um com influência direta na visibilidade que temos do terreno que as rodas pisam em movimento: as escovas do limpa-para-brisas. Trata-se de um elemento muitas vezes descurado pelos condutores, mas de uma inegável importância para uma condução segura.
A verificação do estado das escovas é bastante simples de se fazer, tal como a sua substituição, que pode ser levada a cabo em casa, sem recurso a profissionais e sem investir muito tempo. Se acrescentarmos o facto de terem um valor comercial baixo, menos razões há para negligenciar uma troca indispensável para a segurança de todos.
Sintomas
Uma vez que se trata de uma peça de desgaste, pelo vaivém constante e a consequente fricção com o para-brisas, a altura indicada para mudar as escovas do limpa-vidros está indexada ao uso que se lhe dá e aos cuidados com a sua manutenção (passar um pano húmido pela lâmina, por exemplo). Mas não só. Também depende de fatores externos, como a frequência da exposição a condições relacionadas com o clima (calor, sol, gelo, neve, pó ou frio).
Sendo assim, o tempo de vida das escovas pode oscilar bastante, embora se recomende a troca todos aos anos, após o verão. Fique atento aos sinais que o sistema lhe vai transmitindo, pois a substituição poderá ter de ocorrer antes dessa referência ou, pelo contrário, poderá ser adiada. Observe, por isso, alguns dos sintomas da perda de eficácia do limpa-para-brisas, que o devem fazer pensar na mudança de escovas:
- Cortes ou outros danos que deformem a lâmina de borracha;
- Limpeza ineficaz do para-brisas, deixando superfícies com manchas, riscos ou outras marcas de água de forma continuada;
- Pequenos saltos da escova na passagem pelo vidro, contrariando o suave contacto habitual;
- Ruídos e vibração durante o vaivém das escovas.
Simples e rápido
Como já referimos, mudar as escovas do limpa-vidros é um processo simples e rápido, que pode ser realizado em casa. Se não tem a certeza de como proceder, mesmo depois de consultar as instruções da embalagem, siga os passos que enumeramos a seguir:
1 – Compre as escovas adequadas. Embora muitas embalagens indiquem as marcas e os modelos a que se destinam, meça as antigas antes de comprar as novas. Dessa forma, certifica-se que têm a medida certa para o seu veículo.
2 – Levante o braço metálico. Faça-o com cuidado, de modo a mantê-lo em pé, numa posição perpendicular, pronto para a substituição.
3 – Retire a escova antiga. Identifique a zona onde se dá o encaixe no braço metálico para desengatar a escova. Na maioria dos casos, pode bastar um movimento ascendente ou pressionar uma patilha para a desprender.
4 – Coloque a escova nova. Faça o processo inverso, ou seja, utilize a aprendizagem anterior para colocar a substituta. Depois de a encaixar corretamente, baixe o braço metálico. Se o seu carro tem duas escovas, como a maioria, repita o procedimento.
Se preferir deixar a tarefa para especialistas, dirija-se à oficina Euromaster mais próxima. Terá à disposição uma ampla gama de escovas modernas, que serão instaladas na hora.