A montagem de pneus exige seriedade e é um processo que não deve ser realizado em casa. De modo a não comprometer a sua segurança, só os profissionais qualificados devem realizar esta operação uma vez que estão preparados para o rigor exigido.
Quando os pneus de um carro atingem o seu limite, a substituição é a única solução. Pode comprar os seus pneus novos, tendo em consideração as especificidades do seu automóvel, numa oficina especializada, como qualquer oficina Euromaster, de forma presencial ou no nosso catálogo.
Recorde que a desmontagem e montagem de pneus deve ser feita por profissionais. Só estes lhe garantem um serviço eficiente, que cumpra todos os imperativos legais e de segurança, respeitando as normas dos fabricantes dos pneus e dos automóveis. Ao tentar substituir os pneus sem ajuda de peritos poderá pôr em causa a sua segurança.
Adquirir pneus novos online exige dois preceitos fundamentais: 1- conhecer as características do pneu que necessita; 2- ter noção de que deve recorrer a profissionais para a montagem. Na Euromaster tudo é feito comodamente. Após a compra, o cliente escolhe a oficina que lhe convém e agenda a montagem dos pneus.
Operação para especialistas
Para além de todo um conjunto de procedimentos técnicos inerentes à execução da desmontagem e montagem de pneus (garantida por via da formação e da experiência), há diversos aspetos que os especialistas têm em atenção e que nunca devem ser esquecidos na hora de trocar de pneus. Apresentamos a seguir alguns desses pontos, respeitados por profissionais e indispensáveis durante todo o processo de instalação:
1. Conformidade. É preciso garantir, previamente, que os pneus e a roda metálica estão em boas condições e que as suas dimensões se adaptam ao veículo, ao abrigo das indicações do construtor e da legislação em vigor.
2. Compatibilidade.É necessário assegurar que os pneus se adequam à roda metálica, que são compatíveis com o seu uso e que respeitam as especificações do carro - como a estrutura e os índices de carga e de velocidade.
3. Adaptabilidade. Durante o processo de instalação é imperativo respeitar sempre a posição dos pneus, a orientação da montagem e o sentido da rotação.
4. Flexibilidade. Ter pneus iguais nas quatro rodas é o cenário ideal. No entanto, está legalmente prevista uma conjugação variável, mas sempre obedecendo à regra de que cada eixo deve apresentar pneus da mesma marca, modelo e medida. Quando se trata apenas de um par, este é instalado na traseira.
5. Obrigatoriedade. Durante a montagem de pneus é efetuada a troca de válvulas de borracha, tampas de válvulas e câmaras de ar - quando as têm. Em válvulas metálicas, o perito controlará a sua estanqueidade e promoverá a sua troca, ou a das juntas, se necessário.
6. Equilibragem. É mandatório proceder ao equilíbrio correto dos pneus que são montados no veículo. Esta operação, realizada através de máquinas, elimina as vibrações. Também é aconselhável proceder-se ao alinhamento da direção.
7. Pressão adequada. É determinante para obter bons desempenhos e uma maior durabilidade dos pneus. A pressão de enchimento ideal pode ser consultada no manual do utilizador do veículo ou na própria viatura (flanco da porta, depósito da gasolina).
8. Sem riscos. É mais seguro recorrer a oficinas especializadas e excluir os riscos inerentes a uma montagem ‘caseira’. Os profissionais saberão detetar e avaliar eventuais anomalias passíveis de comprometer a segurança dos passageiros.