Formas de Manter a Limpeza do Parabrisas

 24-09-2021

Formas de Manter a Limpeza do Parabrisas

O bom estado e a limpeza de parabrisas auto têm uma importância extrema. Uma excelente visibilidade é o que esperamos quando conduzimos. No entanto, seria praticamente impossível garantir essa visibilidade sem os conhecidos parabrisas bem limpos. E que melhor maneira de garanti-lo do que com os limpa-para-brisas? Estes são uma parte automóvel essencial para circular nas estradas de forma segura, mas, não são todas as partes auto essenciais?

Breve História

Desde a primeira patente, apresentada em 1903 por Mary Anderson, os limpa-para-brisas, bem com as respetivas necessidades de limpeza de parabrisas, evoluíram muito. A última década viu até nascer limpa-para-brisas para os faróis e, hoje em dia, por lei, a eficiência do limpa-para-brisas é tão importante que os próprios Centros de Inspeção Técnica podem colocar problemas se estes não desempenharem devidamente as suas funções.

Componentes

O sistema de limpeza do para-brisas inclui braços, ou braço, que por sua vez incluem o próprio braço mecânico e a borracha que o reveste e limpa o vidro. Inclui ainda um reservatório com a água que alimenta os esguichos que lavam o vidro e um motor mecânico ou pneumático que aciona e movimenta as escovas. A maior parte destes elementos pode ser analisada a olho nu, permitindo detetar e reparar algum mais desgastado atempadamente. Já no caso de problemas no motor do limpa-para-brisas, precisará do “olhar” qualificado de um técnico especializado. Em qualquer uma das situações, o melhor mesmo é visitar ou consultar um profissional, site ou oficina Euromaster mais perto de si.

Visibilidade

A resistência do para-brisas é constantemente posta à prova por elementos naturais ou por elementos fabricados pelo ser humano. Gelo, chuva, sol, neve, pedras que saltam da estrada, pó e destroços atirados janela fora por condutores menos cívicos, são alguns. Trata-se de elementos que fustigam e põem à prova o vidro, as escovas, e os próprios braços e motor do limpa-para-brisas ininterruptamente. Mas, o que interessa é que estas partes estejam em bom estado e, se apresentarem um desgaste que comprometa a sua eficiência, que sejam trocadas – o custo da substituição e das partes novas é bastante acessível.

Limpeza e Lavagem

Em Portugal, a frota automóvel é, por lei, obrigada a vir de origem com limpa-para-brisas no vidro da frente (escovas e um sistema de lavagem incorporados). Apesar de ser um sistema simples, não quer dizer que todas as pessoas tenham obrigação de saber como funciona e como preservar a sua vida útil.

Vidro Traseiro

No que diz respeito ao vidro traseiro, as coisas são diferentes. Certamente terá percebido que rodam pelas estradas nacionais vários modelos de carros, inclusive da mesma marca, equipados com limpa-para-brisas atrás, enquanto outros não. Isto acontece por um motivo muito simples. Repare no número de portas. Se tiverem 4 portas, normalmente não têm este sistema. Mas, se tiverem 5 portas, normalmente têm. Tem tudo a ver com o fato de o vidro traseiro abrir com a porta da mala no caso dos carros de 5 portas. Nos carros de 4 portas o vidro é geralmente fixo, o que dificulta substancialmente a coexistência física do vidro com as escovas e o motor do limpa-para-brisas.

Problemas Comuns

O ruído irritante provocado por um limpa-para-brisas que funciona incorretamente pode ser uma distração perigosa para o condutor, especialmente se as condições climatéricas não forem as ideais. As causas podem ser diversas. Um reservatório sem água suficiente, o mau estado das escovas, borrachas queimadas e gretadas pelo sol ou um motor com problemas.
Se a proveniência do ruído não for clara e a resolução não for simples, por exemplo, encher o reservatório ou confirmar se as borrachas estão bem colocadas, não invente! Procure a ajuda de um especialista.

Onde comprar

Em qualquer oficina ou mesmo na loja online da Euromaster, pode optar pelas mais recentes escovas ou outras partes do sistema de limpeza de parabrisas a preços extremamente competitivos. Se quiser mais detalhes, obter um conselho ou até pedir um orçamento antes de tomar uma decisão, pode e deve fazê-lo. Estamos ao seu dispor.