ESP: a evolução do ABS

 24-09-2021

Desde o dia 1 de Novembro de 2014, o ESP, Programa Eletrónico de Estabilidade, passou a ser obrigatório em todos os veículos novos vendidos nos países da União Europeia.
Devido a esta medida, os veículos ligeiros e veículos comerciais, com um peso bruto até 3,5 toneladas, devem estar equipados com este elemento e segurança ativa. Quanto aos restantes, a regulamentação entrará em vigor um ano mais tarde.

O ESP é a evolução do ABS. Este último, cuja sigla provém de "Antiblockiersystem” (sistema anti-bloqueio de travagem, em alemão), é uma invenção do fabricante alemão Bosch e foi apresentado em 1978. O ABS é a base de todos os sistemas de segurança ativa que foram desenvolvidos posteriormente. A sua função é impedir que as rodas bloqueiem numa travagem a fundo, reduzindo a distância de travagem e, sobretudo, oferecendo maior domínio sobre a direção.

O ABS evoluiu e, em 1986, foi exibido o Sistema de Controlo de Tração (TCS-Traction Control System). Mas só no ano de 1995 foi revelado o Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP). Desde então, de acordo com um estudo realizado pela Bosch, graças a ele foram evitados 190.000 acidentes e salvaram-se mais de 6.000 vidas na Europa.
Só em 2011, ano em que apenas 40% do parque automóvel estava equipado com ESP, este sistema de segurança impediu mais de 33.000 acidentes e salvou a vida a mais de 1.000 pessoas nos 25 países da União Europeia.

O Programa Eletrónico de Estabilidade é considerado o segundo sistema de segurança mais importante do veículo, logo atrás do cinto de segurança.Mas como é que funciona e atua o ESP?

Sensores inteligentes comparam, 25 vezes por segundo, se a trajetória do carro é a desejada pelo condutor. Quando estes sensores detetam algum desvio de rota em relação à indicada pelo volante, o sistema intervém atuando individualmente sobre o sistema de travagem. Reduzindo (travando) ou permitindo motricidade a cada uma das rodas (aliviando a pressão), esta ação decorre gerando forças contrárias que permitam ao veículo retomar a direção correta e um comportamento estável.