Diesel ou gasolina: como será o teu próximo carro?

 24-09-2021

 

Se estás a pensar trocar de carro em breve, seguramente que depois de escolheres o modelo que mais gostas ou aquele que serve melhor as tuas necessidades, te deparaste com a grande pergunta que todos fazemos: diesel ou gasolina? Em Portugal, praticamente dois em cada três carros vendidos novos utilizam o gasóleo como combustível, um valor mais elevado que a maioria dos países europeus, com exceção da Espanha e da França. Mas esta tendência tem vindo a mudar gradualmente, sem dúvida por causa dos desenvolvimentos mais recentes que permitem aos motores a gasolina serem cada vez mais eficientes.

Gasóleo ou gasolina, esta é a grande questão que temos de enfrentar no momento de escolher o nosso próximo automóvel. Até agora, grande parte dos consumidores que optavam pelo diesel baseavam a sua decisão, fundamentalmente, na questão económica. A poupança conseguida com o facto dos motores a gasóleo consumirem menos, combinada com a diferença de preço entre os dois combustíveis, faz com que muitos optem por carros a gasóleo, apesar destes representarem um investimento inicial mais elevado.

Mas esse valor “extra” que gastamos quando compramos um carro a diesel vai ser amortizado ao longo do tempo, a menos que, por qualquer motivo imprevisto, não façamos quilómetros suficientes para rentabilizar o investimento. Já se o preço do carro escolhido for o mesmo, quer consuma diesel ou gasolina, desde o primeiro metro que vamos estar a economizar dinheiro em combustível.

Mas as contas não são tão simples de fazer quando existe uma diferença significativa de preço entre o mesmo veículo com motor diesel ou a gasolina. Tudo vai depender de quanto tempo prevês que venhas a ter o carro na tua posse e quantos quilómetros esperas percorrer com ele. E agora que a diferença de preço entre um combustível e outro não é tão significativa, será que a popularidade dos carros a gasóleo continua a ser a mesma?

Os números de vendas indicam que sim, apesar de existirem sinais de uma maior procura de carros a gasolina. A justificação é a evolução generalizada que estes motores têm beneficiado, que agora são, em norma, muito mais eficientes do que poderás pensar à partida. O denominado ‘downsizing’ (motores com menos cilindrada, porém com o mesmo rendimento de outros maiores), juntamente com a propagação da sobrealimentação, permite hoje em dia disfrutar de compactos capazes de conseguirem médias de consumo até há pouco tempo reservadas apenas aos carros diesel, com valores que chegam a situar-se em redor dos 4,1 litros por cada 100 quilómetros percorridos, como é o caso de alguns modelos mais recentes.