Conselhos Euromaster para a manutenção dos nossos pneus

Imagen: 
Manutenção de pneus - Os melhores pneus para o seu carro

Na Euromaster sabemos a importância de ter os pneus em bom estado, uma vez que são o único ponto de contacto do veículo com a estrada. Daí a importância de os observar frequentemente, para assegurar a sua qualidade e prestações, assim como para garantir a sua segurança e a da sua família.

A sua segurança depende em grande medida de uma superfície do tamanho da palma da sua mão. Esteja atento a estes conselhos que lhe damos em seguida a partir da Euromaster, especialistas em opiniões de pneus.

Pressão:
Uma correcta pressão dos seus pneus ajuda a prevenir o desgaste prematuro dos mesmos, melhora a segurança, permite que durem mais e ajuda a preservar o meio ambiente. Observá-la é uma tarefa fácil que deve ser feita pelo menos uma vez por mês e sempre antes de uma longa viagem. E não se esqueça de observar a roda sobresselente!

Além disso, esta revisão deve ser feita com as rodas do carro frias, ou seja, que tenham circulado menos de 4 km a pouca velocidade. Se os pneus estiverem quentes quando se comprovam, há que acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. É conveniente voltar a comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios.

E qual é a pressão recomendada? Deves seguir os conselhos do fabricante do veículo ou do pneu, especialmente no que se refere às condições de utilização (cargas/velocidades, etc.).
A quantidade de ar correcta para as suas rodas pode ser encontrada nas zonas laterais das portas dianteiras, na tampa do depósito de combustível ou no guarda luvas, além do manual do veículo.

Para verificar a pressão dos seus pneus, aconselhamo-lo a visitar um centro especializado onde os manómetros estão calibrados adequadamente. Visite uma das suas oficinas Euromaster mais próxima.

Sabia que levar uma pressão inferior à recomendada aumenta o consumo de combustível?

Desgaste:
A profundidade do rasto dos pneus é muito importante para a segurança, sobretudo no Inverno. Com uma profundidade de rasto inferior ao limite legal as rodas evacuam menos água da devida, com perigo de se produzir efeito aquaplaning, este produz-se quando o pneu não toca no solo e apenas tem contacto com a água, fazendo-nos perder o controlo do veículo. Segundo a legislação espanhola vigente a profundidade mínima de rasto é de 1,6 mm. Abaixo desta medida não tem nenhum tipo de segurança, além disso, com este inconveniente o carro não é aprovado na IPO e ainda pode ser multado.

Para verificar o desgaste das rodas do seu carro o ideal é ter um profundimetro, caso contrário, os pneus trazem umas marcas que o ajudam a visualizar quão desgastados estão. Se a marca chega ao mesmo nível que o rasto chegou o momento de mudar de pneus e comprar rodas novas. Nos pneus Michelin, o boneco situado na lateral do pneu indica-lhe a sua situação, noutros pneus são as letras TWI (Tread Wear Indicator). De qualquer forma visite o seu centro Euromaster mais próximo para conhecer este dado e assim podermos indicar-lhe como verifica-lo. Encontre-o no localizador de oficinas!

Alinhamento:
Um golpe contra o passeio ou qualquer outro obstáculo (irregularidades no asfalto, lombas, etc.) pode afectar o correcto alinhamento dos pneus e este por sua vez, o comportamento do seu carro. Por isso, é conveniente levar a cabo revisões periódicas na sua oficina para garantir a sua segurança, além de melhorar a condução, proteger os pneus e consumir menos combustível.

O alinhamento das rodas ou paralelismo, como também é conhecido, consiste em colocar em paralelo os eixos entre si e as rodas de cada eixo. Além de ajustar os diferentes ângulos das rodas seguindo os valores estabelecidos pelo fabricante do carro.
Para detectar facilmente se existe um problema de alinhamento, deve passar a mão pela banda de rodagem desde a parte exterior para a interior e ao contrário. Se nota certas irregularidades do interior para o exterior estamos perante um problema de convergência ou fecho e se é ao contrário de divergência ou abertura.

Válvulas:
Na Euromaster recomendamos-lhe mudar as válvulas de cada vez que tenha que mudar de pneus. São muito importantes para que o pneu conserve a sua hermeticidade. Suporta uma grande pressão e gradualmente irá gastando-se pelas forças que se geram ao girar a roda. E não se esqueça da tampa da válvula, já que a protege do pó e da sujidade e desta forma prolongaremos a vida útil do pneu.

Adicionar novo comentário