Conselhos Euromaster para a condução segura sob chuva

Imagen: 
Condução sob chuva - condução segura

Conduzir sob condições climáticas adversas como a chuva não é tão fácil como conduzir sob um céu limpo, além disso a circulação aumenta porque tendemos a usar o veículo para não nos molharmos.

Em primeiro lugar, o que deve pensar é se é realmente necessário realizar o trajecto que tem pensado no seu veículo ou se é melhor utilizar o transporte público. Se finalmente decidir usar o seu veículo, a Euromaster apresenta-lhe alguns conselhos a seguir para uma condução segura sob chuva.

Acima de tudo conduza com muita precaução. As estradas tornam-se deslizantes e a visibilidade é reduzida: é mais difícil ver outros veículos, os sinais de tráfego e inclusivamente a própria estrada pela qual circulamos.

A velocidade:
O primeiro conselho a ter em conta é reduzir a velocidade e adaptá-la às condições do momento, o que nos ajudará a estar preparados para o caso de suceder algo inesperado e poder prever movimentos inesperados.

As luzes:
Ligue as luzes de cruzamento, inclusivamente quando chover com pouca intensidade. Ajudá-lo-á a aumentar a visibilidade, tanto a sua como a dos outros veículos, uma vez que irão detectar a sua presença e poderão evitar-se acidentes.

A distância de segurança:
Mantenha a distância de segurança com o veículo da frente equivalente ao espaço de dois veículos, uma vez que travar com piso molhado faz com que a distância de travagem triplique. E precisamente no momento da travagem é quando temos que ter mais cuidado. Use sempre que possa o motor para fazer diminuir a velocidade do veículo e pisar com suavidade o pedal do travão.

Veículos grandes:
Não se meta com os que não são do seu tamanho. Trate, na medida do possível, de manter-se afastado dos veículos de grande tamanho como camiões ou autocarros uma vez que os pneus destes projectam maior quantidade de água ao girar o que pode afectar negativamente a sua visão. Ultrapasse-os de forma eficaz e rápida.

Afaste-se enquanto possa:
Se a sua visibilidade é reduzida de forma considerável é conveniente que se afaste da estrada e descanse até que a chuva seja menos intensa. Mais vale prevenir do que remediar.

As escovas limpa pára-brisas:
Certifique-se que as escovas limpa pára-brisas estão em boas condições e substitua-as se for necessário, uma vez que este acessório do veículo proporciona maior visibilidade.

Não se esqueça!
Reduza a sua velocidade, ligue as luzes de cruzamento e aumente a distância de segurança habitual relativamente ao veículo da frente, para ter mais tempo de reacção no caso de travagem. A segurança é o mais importante, seja prudente ao volante.
Desloque-se aos nossos centros e pergunte pelos pneus de inverno, poderão informá-lo sobre a razão pela qual este tipo de pneus melhora o rendimento dos pneus habituais sobre piso molhado e o ajudam a conseguir uma condução mais segura.

Adicionar novo comentário