O mais importante se se encontra perante uma situação de emergência é manter a calma e não perder o controlo. Na maioria das ocasiões é o que o pode ajudar a evitar acidentes. Deve actuar prudentemente para poder tomar decisões racionais e rápidas, porque na condução cada segundo importa.
Na Euromaster sabemo-lo muito bem.
Os travões:
Caso detecte que os travões não funcionam, a primeira coisa a fazer é agarrar o volante com firmeza, controlar a direcção e acender as luzes de emergência para avisar, na medida do possível os restantes condutores.
Active o travão de mão de forma progressiva e rápida se circula a menos de 30 km/h. Se a velocidade de circulação é maior, deve ir reduzindo de velocidade para aproveitar o travão motor e desta forma, ir parando o veículo.
Outros conselhos: aproveite as encostas e obstáculos que encontre pelo caminho para ir travando o carro e obviamente, se dispõe de acesso a uma faixa de emergência, utilize-a.
Mas mais vale prevenir do que remediar por isso recomendamos que verifique o sistema de travagem antes de realizar uma viagem.
A direcção:
Se detecta que perde o controlo da direcção do veículo, acima de tudo tenha em conta uma vez mais a regra de ouro: não perca os nervos, respire fundo e siga estes práticos conselhos.
Tente seguir a trajectória que leva, liberte o pedal do acelerador suavemente, gire a direcção para o lado onde vai a parte posterior do carro, não utilize o travão de mão se a velocidade é muito elevada, reduza para uma velocidade mais baixa, utilize o motor para travar, indique a sua situação aos restantes condutores com as luzes de emergência e estacione num lugar seguro colocando os triângulos de sinalização.
Um furo:
Se algum dos seus pneus sofre um furo, o primeiro conselho é manter a direcção do carro o mais recta possível. Além disso, evite travar bruscamente e tente aproveitar o travão do motor.
Recorde: mantenha as duas mãos firmemente agarradas ao volante. É muito importante que o tenha em conta uma vez que isto poderia salvar-lhe a vida.