Qual é a calibragem correta dos pneus?

 24-09-2021
 

calibragem dos pneus continua a ser uma tarefa descurada por muitos automobilistas; seja por desconhecimento quanto ao seu grau de importância para uma circulação em segurança ou, por ignorância quanto ao procedimento a seguir para realizá-la. Nesse sentido, muitos carros acabam por circular sem a calibragem correta dos pneus, influenciando negativamente a condução, a segurança e os custos de manutenção.

O controlo da pressão dos pneus é fundamental em qualquer veículo. Os especialistas recomendam a monitorização dos quatro (cinco, se tiver sobresselente) uma vez por mês, pelo menos, e também quando o carro estiver muito carregado ou antes de uma viagem longa. Só assim conseguirá reduzir o risco de situações que coloquem em causa a segurança dos passageiros.

Qual a calibragem correta dos pneus?

Já percebe quando deve verificar a pressão do ar, mas sabe que quantidade aplicar? Se ainda não teve a necessidade de o fazer, não se preocupe: a informação de que precisa está presente no manual de instruções ou colada no veículo (adesivo na porta do condutor, na tampa do depósito de combustível ou junto ao motor).

São vários os fatores que ajudam a determinar qual a calibragem correta dos pneus para cada caso concreto. A quantidade de bares ou libras (Psi) recomendada pelos fabricantes de automóveis varia em função do modelo do carro, do tipo e da posição do pneu - eixo dianteiro ou traseiro - e da carga.

Há ainda a ter em consideração as condições de utilização do veículo, ou seja, a velocidade e o tipo de terreno que vai pisar. Essa diferenciação também está refletida na etiqueta informativa, tonando-se, por isso, importante dar-lhe a devida atenção antes de colocar o veículo em marcha.

Como calibrar os pneus?

Ainda que alguns automobilistas prefiram deixar essa responsabilidade nas mãos de profissionais - como as oficinas Euromaster -, a realidade é que o processo de verificação e de introdução de ar nas rodas está ao alcance de qualquer um. Basta recorrer a um posto de abastecimento de combustível e usar o aparelho para o efeito à sua disposição - pode fazê-lo, também, através de um manómetro e compressor de ar próprios.

Antes de iniciar a calibragem do pneu, convém lembrar que a pressão deve ser medida a frio - sem que tenha circulado mais de quatro quilómetros, sensivelmente, de forma a apresentar uma leitura mais fiável. Depois de avaliar a quantidade de ar (Bar ou Psi) existente na roda, compare-a com a recomendada. Se precisar de acrescentar, marque o valor pretendido no aparelho e deixe-o atuar até o enchimento parar. Confirme a pressão. Repita o processo em todos os pneus do carro, incluindo o suplente.

Caso constate que algum dos pneus não está a conservar o ar, desloque-se a uma oficina especializada. Em qualquer oficina Euromaster, estaremos em condições de identificar e resolver a anomalia.

Quais os efeitos da pressão incorreta?

Usar a calibragem correta dos pneus do seu carro é um ato de consciência. Desde logo, porque a sua segurança e a dos outros é posta em causa quando circula com uma pressão inadequada. Compromete a estabilidade do carro, favorecendo o aumento da distância de travagem, o risco de aquaplanagem e o perigo nas curvas.

Por outro lado, uma pressão incorreta acelerará o desgaste dos pneus, reduzindo a sua durabilidade e obrigando-o a antecipar uma ida à oficina. Se rodar com pouco ar, tenha a certeza, também, que vai acabar por notar o aumento do consumo de combustível.

Por isso, só tem a ganhar, humana e materialmente, em fazer uma verificação regular do ar nos pneus.