Sabe para que serve o Adblue?

Imagen: 
O Adblue é um produto inovador

Fique a conhecer um pouco mais sobre o que é e para que serve este produto. A necessidade de cumprir com os limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) e americanas levaram os fabricantes automóveis a procurar soluções que possibilitassem a redução dos gases poluentes.

Face a esta preocupação e necessidade, surgiu a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction), cujo objetivo é reduzir significativamente as poluentes emissões de óxido de azoto. Os novos carros a Diesel já vêm equipados com esta tecnologia e é aqui que o líquido Adblue é utilizado.

O que é o Adblue?

O Adblue é um produto inovador composto por ureia e água desmineralizada essencial para todos os carros que utilizam o sistema SCR para a redução das emissões de azoto na EURO 4, EURO 5 e, em especial, nos veículos a gasóleo EURO 6, em conformidade com a legislação E6 relativa à poluição.


Como funciona?

Após a combustão, ao entrar em contacto com os gases, o líquido Adblue promove uma reacção química, cujo resultado é a transformação de parte dos óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio.

O Adblue não é um aditivo de combustível, é um fluido adicional de utilização para automóveis diesel que requer atesto regular.

O consumo irá depender de vários fatores, como o tipo de condução, temperatura do sistema automóvel, e/ou temperatura ambiente. Ainda que os automóveis que vêm equipados com esta tecnologia tenham um sistema de aviso no painel de instrumentos, tendo em conta os fatores anteriormente descritos, deve atestar o Adblue antes de longas viagens pois a capacidade média do tanque é de 15 a 25 litros por veículo.

Em média, o carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros de Adblue por cada 1000km e o primeiro alerta para encher o depósito surge aproximadamente 2500km antes de se desligar por completo. Se a manutenção não for efetuada, poderão surgir outros alertas, dependendo da distância percorrida e do número de reinicializações realizadas.

De qualquer forma, sugerimos que assim que surgir o aviso no painel de instrumentos, se dirija a uma oficina pois este líquido é essencial para o carro arrancar.


Quanto custa?

O preço do atesto de Adblue varia consoante a tipologia do automóvel. Na Euromaster disponibilizamos a compra deste serviço na nossa loja online. Vendemos um pack para veículos ligeiros, cujo preço é 29,99€ e inclui até 10 litros de Adblue e um pack para veículos SUV/Camioneta a 39,99€ que inclui até 20 litros de Adblue.

Na Euromaster valorizamos um serviço completo que deixe os clientes satisfeitos. Nesse sentido, nesta operação de atesto de Adblue, temos em conta outros fatores, como o filtro de partículas. Como o filtro de partículas retém as partículas suspensas no escape e elimina-as de modo a manter o desempenho ideal do motor, é importante fazer a manutenção deste filtro regularmente.


Vantagens e desvantagens do Adblue

Como já foi referido acima, o principal benefício do Adblue nos veículos a diesel tem a ver com a redução das emissões de óxido de azoto, reduzindo assim o impacto negativo que o veículo pode ter no ambiente. O custo do Adblue pode ser visto como uma desvantagem, por ser um elemento que requer manutenção.


Onde encontrar o depósito Adblue?

Consoante o carro, o bocal de enchimento pode estar localizado em diferentes sítios: junto ao depósito do combustível, na mala, junto ao pneu sobressalente ou no compartimento do motor. Por exemplo: Peugeot 308, Citroen C4, Citroen CS5 a localização do depósito Adblue fica sob o piso da mala do carro

Adblue varios carro

Se for num Citroen C3, o depósito do Adblue fica deixado do pneu sobressalente

Adblue Citroen

Se for por exemplo num Renault Megane, o depósito do Adblue fica junto ao depósito de combustível

Adblue Renault Megane

Neste caso, pela proximidade do tanque do Adblue e do tanque do combustível, se eventualmente se enganar no momento de atesto, não ligue o motor. Esta ação poderá danificar o sistema SCR. De forma a evitar este tipo de situações, o melhor será atestar o Adblue do seu veículo numa oficina Euromaster.

Adicionar novo comentário