TUDO SOBRE O PNEU

TUDO SOBRE O PNEU

Um pneu compõe-se é composto de por vários elementos que permitem cumprir fazem que cumpra corretamente com a sua função. Conhecê-los minimamente proporciona-nos uma informação que contribui para a nossa segurança, conforto e poupança.

O que é um pneu?

O pneu é um dos elementos mais importantes que integram o veículo, fruto de inúmeras inovações tecnológicas.

Estas inovações servem para que os pneus do automóvel o agarrem à estrada enquanto conduz, com as melhores prestações e máxima segurança. Proporcionam aderência, transmitem a força de aceleração e de travagem, tornando confortável a viagem e guiando o veículo com precisão.

Existem distintas medidas de pneus, distintas equivalências de pneus e distintos modelos, mas em geral um pneu está formado por até 200 compostos.

Alguns deles cumprem, uma função fundamental na segurança rodoviária, eficiência energética e prestações.

As zonas do pneu

PAREDE LATERAL. Está constituída por uma borracha flexível para adaptar-se às deformações do pneu em fase de rolamento. Protege o pneu de golpes laterais.

OMBRO. A borracha do ombro é a mais grossa, pois é a parte mais exposta às bermas e outros golpes. Além disso, permite distribuir facilmente o calor produzido pelo pneu durante os seus movimentos sobre a estrada.

LONAS DE CARCAÇA. São cabos de fibras têxteis em arcos dispostos em ângulos retos e colados à borracha das capas. Permitem ao pneu resistir à pressão. Numa lona de pneu de um turismo há aproximadamente 1400 cabos.

LONAS DE CIMA. São cabos de aço muito finos e resistentes, cruzados obliquamente e colados uns aos outros de maneira que formem triângulos indeformáveis. Esta estrutura garante ao mesmo tempo robustez e flexibilidade.

TALÃO. Parte interior do pneu que se ajusta às jantes, está composta por arames de aço de alta tecnologia formando um cabo trançado e circular, isto facilita o ajuste do pneu e as jantes evitando que patine nelas.

REVESTIMENTO DE BORRACHA INTERIOR. É a camada de borracha mais interna e serve para reter o ar no interior do pneu facilitando a estanqueidade.