TUDO SOBRE OS PNEUS 4X4

TUDO SOBRE OS PNEUS 4X4

Imagen Principal: 

Os veículos 4x4, também conhecidos como todo-o-terreno, jeep ou 4WD, são automóveis concebidos para serem conduzidos em todos os tipos de terrenos, com sua subsequente variante urbana, conhecida como SUV (veículo utilitário desportivo), um veículo de prestações similares que foi adaptado para uma utilização maioritária no asfalto.

Os tipos de pneus

Uma das principais características destes veículos, além da tracção nas 4 rodas, é a possibilidade de utilizar três tipos diferentes de pneus em função do terreno em que irão rodar.


Pneus 4x4 estrada
O pneu de estrada (80/20)

Tem uma carcaça mais suave para oferecer um maior conforto de condução e um desenho concebido para a correta evacuação da água na estrada, oferecendo um excelente comportamento sobre o asfalto.

Pneus 4x4 misto
O pneu misto (50/50)

Aapresenta características de pneus de estrada e de campo. É um pneu mais robusto que o de estrada, com parede lateral reforçada, desenho mais agressivo e que conta, na maioria das vezes, com o código M+S (mud and snow) que indica que pode circular por barro e neve.

Pneus 4x4 campo
O pneu de campo (20/80)

Destaca-se principalmente pela carcaça muito rígida, paredes laterais muito reforçadas e escultura de grande profundidade que proporciona maior aderência ao terreno não asfaltado.


As pressões nos pneus 4x4

As pressões, no caso dos pneus 4x4 ou SUV, também variam em função do tipo de pneu e do terreno. No caso do pneu de estrada, é o fabricante que nos indica qual é a pressão adequada que devemos manter para circular. No caso dos pneumáticos mistos e de campo, a pressão dos pneus poderá adaptar-se em função das distintas necessidades de condução.

Neste caso, por exemplo, comprovaremos que aumentando a pressão podemos evitar um furo quando circulamos por zonas pedregosas e que diminuindo a pressão do pneu ajudamos a evitar que o veículo afunde em zonas de barro ou areia.

Para estes casos, é imprescindível a ajuda de um manómetro para conhecer e adaptar a pressão do pneu às necessidades do nosso veículo.

Quando trocar um pneu 4x4?

Os pneus 4x4, como no caso dos pneus de turismo, devem ser trocados quando apresentem danos visíveis ou quando a profundidade do desenho do pneu seja inferior a 1,6 mm.

A importância da montagem simultânea dos pneus 4x4

Na hora de trocar os pneus de um todo-o-terreno, é muito importante saber que os 4 pneus devem ser montados simultaneamente, e que todos eles devem ser idênticos. Não podemos esquecer que uma diferença de desgaste entre os eixos num 4x4 pode ter consequências nefastas na transmissão do veículo.

Os pneus de inverno no 4x4

Montar pneus de inverno num todo-o-terreno é ainda mais importante que para um turismo. Pelo seu peso, um todo-o-terreno necessita evidentemente muito mais aderência para poder oferecer uma condução mais segura sobre neve, gelo ou lama.

A qualidade do pneu 4x4 é imprescindível

A qualidade de um pneu todo-o-terreno é da maior importância. É preciso ter em conta que suportam muito mais peso que os pneus de turismo e que geralmente são submetidos a maiores exigências. Por isso, é vital descartar marcas que nos ofereçam poucas garantias, pneus usados ou similares que possam afetar a fiabilidade do veículo e comprometer a segurança dos ocupantes.


pneus michelin 4x4 online

5 conselhos para a condução em 4x4

  • #1. Ao conduzir um todo-o-terreno, o ideal é regular a profundidade do volante para deixar espaço suficiente e não dificultar o deslizamento das mãos durante as manobras.
  • #2. Ao atravessar um rio com um todo-o-terreno, avalie primeiro a sua profundidade e utilize marchas curtas para atravessá-lo. Depois de atravessá-lo, convém secar os travões com travagens curtas, rápidas e intermitentes.
  • #3. Ao conduzir um 4x4 por um determinado caminho, é muito frequente ter que se adequar continuamente às pressões do terreno e suas características. Para isso é muito útil contar com um compressor e um manómetro.
  • #4. Ao conduzir um todo-o-terreno, os quilos são inimigos do conforto e, portanto, quanto mais leve for a carga do 4x4, mais fácil será de manobrar o veículo.
  • #5. Se pretende conduzir o seu todo-o-terreno por terreno de terra ou lama, lembre-se de desligar o ABS (se houver essa opção no seu 4x4), para que não lhe pregue uma partida. O ABS pode prolongar muitos metros a travagem, sobretudo em solo escorregadio ou terreno lamacento.

orçamento pneus 4x4 online