CONSELHOS EM SITUAÇÕES DE EMERGENCIA

CONSELHOS EM SITUAÇÕES DE EMERGENCIA

Imagen listado: 
Body: 

O mais importante se se encontra perante uma situação de emergência é manter a calma e não perder o controlo. Na maioria das ocasiões ter segurança no carro e tomar decisões rápidas mas racionais é a chave para evitar qualquer acidente. Em seguida damos-lhe alguns conselhos de segurança rodoviária, que contribuirão para manter uma condução segura perante qualquer complicação ou imprevisto.

- O travão: se os travões não funcionam, agarre o volante com firmeza, controle a direcção e acenda as luzes de emergência para avisar, na medida do possível os restantes condutores.
Active o travão de mão de forma progressiva e rápida se circula a menos de 30 km/h. Se a velocidade de circulação é maior, deve ir reduzindo de velocidade para aproveitar o travão motor.

- A direcção: se perde o controlo da direcção do veículo tente seguir a trajectória que leva, liberte o pedal do acelerador suavemente, gire a direcção para o lado onde vai a parte posterior do carro, não utilize o travão de mão se a velocidade é muito elevada, reduza para uma velocidade mais baixa, utilize o motor para travar, indique a sua situação aos restantes condutores com as luzes de emergência e estacione num lugar seguro colocando os triângulos de sinalização.

- Um furo: se algum dos seus pneus sofre um furo, mantenha a direcção do carro o mais recta possível. Além disso, evite travar bruscamente e tente aproveitar o travão do motor.
Recorde: mantenha as duas mãos firmemente agarradas ao volante. É muito importante que o tenha em conta uma vez que isto poderia salvar-lhe a vida.